Um pouco da História...

Cultura e gastronomia ribeirinha com o tempero das melhores ostras do sul do Brasil

Percorra um caminho repleto de belas paisagens até chegar a um casarão histórico, com clima litorâneo e aconchegante. Você está no restaurante Ostradamus, localizado na pequena comunidade de Ribeirão da Ilha, ao sul do centro de Florianópolis. A casa foi a primeira a servir ostras nesta região que é considerada o principal pólo de produção do molusco no Brasil.

A história do restaurante começa com o investimento de Jaime José de Barcelos, um nativo local que, em 1997, resolveu abrir uma lanchonete que oferecesse sorvetes, caldo de cana, água de coco e cachorro quente. Mas os turistas e moradores do centro queriam também experimentar as ostras da região, e assim o local começou a ser ampliado e passou a servi-las in natura, ao bafo e gratinadas.

Com padrão internacional, hoje a cozinha da casa é revestida em vidro, podendo ser observada do salão principal pelos clientes. Para garantir que as ostras não possuam nenhum tipo de contaminação, poluição ou risco à saúde, há um depurador para o alimento. Os clientes podem, inclusive, comprovar a segurança do procedimento no aquário instalado no restaurante.

Quanto aos ambientes, há diversidade para agradar a vários gostos. A entrada possui um balcão com aquário repleto de ostras vivas depuradas, prontas para serem escolhidas e degustadas. No salão principal há dois níveis com vista privilegiada para o mar. A decoração mescla objetos típicos da comunidade, com peças em madeira, lanternas de criação de ostras e várias expressões culturais da região. As mesas possuem tampos de vidro, cada uma com um tema expresso em objetos como miniaturas folclóricas, conchas e oferendas a Iemanjá, a “rainha do mar”.

Na área externa há um trapiche em que, ao ar livre, os clientes podem desfrutar do vôo das gaivotas e da paisagem da baía sul da ilha de Santa Catarina. A instalação é apropriada para observar o pôr-do-sol e apreciar um bom espumante com petiscos ou um dos pratos do cardápio que remete ao clima litorâneo. Filés de linguado, espetos de camarão e pratos especiais como Moqueca, Bacalhau ou Robalo na Brasa são algumas das opções.

As novidades lançadas para o próximo verão incluem o acréscimo de novos sabores na degustação de ostras e também pratos à base de bacalhau, robalo, e frutos do mar defumados. No período de março a dezembro, a casa oferece, aos sábados, uma noite especial com seqüência livre de mais de 25 sabores de ostras a preço acessível.

O ambiente descontraído inclui música ao vivo e uma ampla tela que exibe musicais selecionados. Também há exposição de peças e expressões artísticas típicas da região que podem ser adquiridas pelos clientes, assim como jornais e revistas com informações turísticas. É uma oportunidade de, além de degustar a gastronomia local, ainda mergulhar na cultura da comunidade.

Serviço
Restaurante Ostradamus
Rodovia Baldicero Filomeno, 7640
Ribeirão da Ilha – Florianópolis – SC
Tel.: (48) 3337-5711
http://www.ostradamus.com.br/


*Matéria publicada na edição 81 da revista Alta Gastronomia: www.altagastronomia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário